A palestrante Vitor Martins ainda é uma das raras executivas trans do país

Conheça uma das 20 vozes de Diversidade e Inclusão mais influentes do LinkedIn e que atua como Líder de Cultura Organizacional no mercado financeiro.

A palestrante Vitor Martins ainda é uma das raras executivas trans do país

Conheça uma das 20 vozes de Diversidade e Inclusão mais influentes do LinkedIn e que atua como Líder de Cultura Organizacional no mercado financeiro.

Eu sou Vitor Martins, mulher trans, negra e nordestina.

Sou filha de dona Maria Sebastiana Pereira e uma das poucas mulheres trans executivas no mercado brasileiro.

Sou também bacharela em Psicologia pela UFSC e em Administração pela Unisul/FGV. Estou finalizando o mestrado em Psicologia, também na UFSC, em que estudo o funcionamento do racismo institucional em empresas privadas brasileiras e as estratégias de enfrentamento elaboradas frente às desigualdades.

A partir de referências negras e LGBTQIAP+, me reinventei, segui estudando e tirando sonhos do papel. Hoje, sou um dos perfis LGBTQIAP+ mais seguidos do Linkedin.

Em 2023, entrei para a maior lista de expoentes negros emergentes do Brasil, a MOOC 100; também fui reconhecida como Young Leader, uma intraempreendedora de destaque no Brasil e tornei-me Top Voice LinkedIn Carreira.

Sigo me emocionando a cada reconhecimento, pois minha jornada pode inspirar e empoderar mulheres, pessoas LGBTQIAP+, pessoas negras e de outros grupos minorizados a acreditarem em si e seguirem em sua jornada.

Também sou influenciadora e já participei de campanhas publicitárias para marcas como m Sephora, Kraft Heinz e Avon.

Prêmiações & reconhecimentos

EMICIDA

Rapper, cantor e compositor

“Vitor, eu já tive oportunidade de falar em muitos lugares, sabe quantas vezes eu tive a oportunidade de tá dentro de uma corporação que tava sendo representada, mediada por uma pessoa trans? Nunca, é a primeira vez que vejo isso, sacou.

Por que eu acho importante falar sobre isso aqui? A gente tem uma luta muito grande. A gente tem uma luta imensa, e a gente tem um monte de referência, é o que eu tento fazer com toda a minha energia, é dar vazão a isso e fazer com que as pessoas percebam o tamanho da nossa luta.

Quando você, a gente se encontrou ali no teste antes, você disse uma coisa maravilhosa. Você disse eu sou Vitor, uma pessoa trans, mas você pode me chamar do pronome que você quiser. A gente está junto.

A entrelinha do que você me disse diz que é o seguinte, talvez em alguma das nossas fricção do dia a dia a gente pode se magoar, a gente pode se chatear, como atitude, com pensamento, mas porque todos nós somos educados de uma forma completamente equivocada a respeito do outro”

Depoimentos

Que tal dar o próximo passo nas políticas de diversidade e inclusão da sua empresa?